Saiba porque sentimos mais fome no inverno

Não é de hoje que todo mundo reclama que o inverno rende uns quilinhos a mais, porém, tudo tem uma explicação!

A estação mais fria do ano é o período em que nosso organismo necessita de mais alimentos. No inverno, nosso corpo tem um gasto calórico maior, e a partir do momento que se acelera o metabolismo, a consequência para o ser humano é sentir mais fome. Entretanto, a nutricionista Cristiane Staffen afirma que é durante o período de inverno que emagrecemos mais fácil, justamente por gastarmos mais calorias para produzirmos o calor necessário para nos mantermos aquecidos.

Porém, cuidar para que o nosso corpo não saia de forma não é a única preocupação durante o inverno. É preciso também prevenir nosso organismo contra as doenças que chegam com tudo durante as baixas temperaturas. Fred Chao, idealizador da alimentação macrobiótica e fundador do Clorofila – Centro de Auto Educação Vitalícia de Curitiba, explica que os alimentos ideais para o frio são os yangs, pois são alimentos mais quentes, como por exemplo as raízes, cereais integrais, peixe, alimentos assados, cozidos e fritos com moderação. “Temos que aumentar o consumo de alimentos yang, que são os alimentos que tendem a aquecer o corpo, e devemos diminuir os ying, que são os alimentos que tendem a esfriar o organismo”, explica o idealizador.

livros de receitas

Publicidade: Livros de Receitas

De acordo com Chao, a alimentação é um remédio diário capaz de proporcionar saúde e bem-estar de forma simples e saborosa. E é por meio dela que nesta estação nós conseguimos nos precaver para não nos tornarmos vítimas de doenças climáticas. Os alimentos ideais para prevenção desses possíveis problemas de saúde são raízes de lótus, bardana, inhame e cará. A aposta para este período, segundo ele, é aumentar o consumo de pratos quentes e consumir em menor quantidade frutas, saladas e bebidas geladas, para assim evitar qualquer problema.

Mais fome no inverno

Para a nutricionista Cristiane Staffen, um dos motivos de sentirmos mais fome no inverno é porque a comida nos apetece mais, ainda mais por consumirmos alimentos mais quentes. Outra coisa que contribui é o fato de ficarmos mais tempo em casa, devido as baixas temperaturas. “Os programas do inverno costumam ser muito diferentes, temos tendência em ficar mais em baixo das cobertas e sair muito para comer, por exemplo. Já no verão comemos mais saladas e comidas frias, que muitas vezes costumam ser mais leves do que as comidas de inverno. Além de claro, praticarmos mais exercícios físicos durante o verão”, justifica.

A escritora Luciana do Rocio é apenas umas das vítimas do aumento de apetite durante o inverno. “No verão me sinto mais satisfeita com alimentos mais leves, porém, no inverno tenho mais fome e necessidade de comer alimentos mais gordurosos como os doces e carnes. Se como pouco no inverno chego a sonhar com comidas à noite”, conta em risadas.

Com Activa Comunicação Segmentada

preciso emagrecer com urgência

Publicidade: Emagrecer de Vez